27/10/2012

3 Anos Do Ino Bad Romance !

A história atual dos videoclipes e, por conseguinte, da música pop, pode ser dividida em Antes e Depois do single Bad Romance, não só pelo sucesso da música e pela sua repercussão, mas também pelo fato de ser, dentro das suas bizarricescriativacativantee, o principal, original. Esse conjunto de características, somado à ousadia e perspectiva genial de Lady Gaga, transformou o que poderia ser um simples videoclipe e um simples single naquele que é um dos vídeos mais acessados, no Youtube, e uma unanimidade em se tratando da preferência dos fãs e não fãs, pois, mesmo os que desconhecem o trabalho de Lady Gaga, ao ouvirem os acordes de Bad Romance, arriscam cantar o Rah-rah-ah-ah-ah-ah!.
Bad Romance é o primeiro single do álbum ‘The Fame Monster’, escrito por Lady Gaga e RedOne. A faixa foi lançada oficialmente no dia 27 de Outubro de 2009, enquanto seu videoclipe foi lançado anteriormente, no dia 16 do mesmo mês. A canção foi apresentada pela primeira vez em uma curta versão acústica no programa Saturday Night Live, em 3 Outubro de 2009, a versão de estúdio teve sua estréia três dias depois durante o desfile de Alexander McQueen.
É uma das canções de maior sucesso de Lady Gaga, comandando as paradas do mundo inteiro, alcançando o primeiro lugar em todas, com exceção da Billboard Hot 100, que alcançou apenas o segundo lugar e nos Países Baixos. Devido ao fato de ser um trabalho extremamente icônico, tanto a faixa quanto seu videoclipe, nomeado Vídeo do Ano’ pelo MTV VMA de 2010, ‘Bad Romance’ foi o que definiu Gaga como uma das maiores estrelas do planeta. Graças a enorme demanda, a canção ainda foi apresentada em diversos programas de televisão, variando figurino e cenário em todas elas. Era também o ato de encerramento da The Monster Ball Tour.
A inspiração veio após um concerto na Rússia. Gaga estava na Noruega e uma demo da música foi gravada com RedOne. A faixa trata de experiências com ‘maus romances’, e aos poucos começa a tratar-se também de moda. Em uma entrevista ao ‘It’s On With Alexa Chung’, Gaga revelou que estava assistindo a um filme de Alfred Hitchcock quando teve a inspiração para a linha “I want your psycho, your vertigo shtick / Want you in my rear window, baby you’re sick”, sendo ‘Psycho’, ‘Vertigo’ e ‘Rear Window’ obras de Hitchcock. Ela então explicou que queria mostrar uma parte escura, sóbria e doente que todos nós temos medo de compartilhar com quem amamos muito. Em outra entrevista, a cantora afirmou ainda a canção ser sobre se apaixonar por um melhor amigo, o que explica o trecho “I want your love / I don’t wanna be friends”. ‘Bad Romance’ foi inspirada por filmes de terror antigos, relacionamentos que não dão certo e uma paixão até certo ponto platônica.
A faixa possui um tempo similar ao de ‘Poker Face’, começando com a famosa introdução “Rah-rah-ah-ah-ah / Roma-roma-mah / Gaga ooh lala!”, que dão início a uma canção sombria, porém animada, doente, mas insistente. Sintetizadores que simulam trilhas clássicas de filmes de terror e batida marcante também estão presentes. Um pré-refrão marcante seguido de um refrão ainda mais exuberante que exibe com classe toda a potência vocal de Gaga.
‘Bad Romance’ foi o segundo single na história a ser indicado para 10 prêmios no MTV Video Music Awards. A canção foi um sucesso entre críticos, fãs e público geral, conquistando uma legião de novos fãs para Gaga e agradando os ouvidos daqueles que não eram acostumados a sua arte ainda. Na sua lista das 100 melhores canções de todos os tempos, a Time Magazine postou em seu site sua opinião sobre a música:
"As estrelas pop não deveriam ser doces? [...] Gaga não quer isso. No primeiro single de seu segundo álbum, ela anseia por um relacionamento destrutivo que sabe que vai terminar em desastre. (Ou, de acordo com o vídeo da música, uma cama queimada com um cadáver.) Ela vai brincar com sua mente. Ela vai te usar. ‘Bad Romance’ é uma faixa de dança contagiante sobre todos os sentimentos loucos e confusos que as pessoas têm um pelo outro."

Charts Mundiais
A canção que é um dos destaques de ‘The Fame Monster’, foi incluída em diversas listas de melhores canções do ano ao redor do mundo, como a da revista Rolling Stone e a do críticoPitchfork.
A canção recebeu um Grammy de ‘Melhor Performance Pop com Vocal Feminino’.
Nos Estado Unidos, ‘Bad Romance’ alcançou a segunda posição da Billboard Hot 100 por 8 semanas consecutivas e foi certificado 5x Platina pelas vendas que superaram a marca de mais de 5,2 milhões cópias vendidas somente em território norte-americano.
A canção ainda ganhou o certificado de 7x Platina no Canadá, 4x Platina na Austrália, 2x Platina na Espanha, Itália e na Nova Zelândia, 1x Ouro na Bélgica, Japão, Reino Unido, Rússia e 1x Platina na Dinamarca, França, Alemanha, Suécia e Suíça.
Atualmente, ‘Bad Romance’, já vendeu mais de 9,7 milhões de cópias ao redor do mundo e se tornou um dos singles mais vendidos de todos os tempos na trajetória musical.
Estrutura Musical e Composição
‘Bad Romance’ é uma canção Dance-pop, estilo originário da Pós-Disco e do Synthpop, freneticamente executado e explorado pelas rádios e boates na década de 80 e 90.
A canção incopora a House Music e possui influências do New Wave e do Techno nas 119 batidas por minuto. Segundo Gaga, a música também teve como inspiração e influência a música eletrônica e a música industrial alemã.
Covers
Bad Romance se tornou uma das músicas de maior sucesso dos últimos tempos e parou na boca de todo mundo. Courtney Love, 30 Seconds to Mars e Hayley Williams foram só alguns dos cantores e bandas que fizeram suas próprias versões da música. Confira outros covers de Bad Romance:








As Melhores Performances:
Criar uma canção, para um musicista de verdade, não se trata apenas de rabiscar uma letracompor uma melodia. É muito mais que um simples trabalho de composição. É uma preocupação com cada batida, com os arranjos vocais e instrumentais, com tudo o que pode ser explorando, relacionado à arte, no material bruto e transformá-lo numa obra prima. E foi isso que Lady Gaga fez ao escrever Bad Romance. Criou uma obra de arte musical que, daqui há muitos anos, continuará a ser tocada em rádios e em pistas de dança. Porque o tempo passa, mas as obras de arte, essas ficam

Nenhum comentário:

Postar um comentário