Hoje o 1º álbum de Lady Gaga completa 4 anos desde seu laçamento. Confira um post especial.
História
O álbum “The Fame” foi lançado pela Interscope Records no dia 19 de Agosto de 2008 no Canadá. Depois de escrever várias canções para outros artistas, Gaga decidiu lançar este álbum. O tema principal das faixas é sobre como alguém pode sentir-se famoso sendo uma celebridade. Gaga trabalhou com produtores famosos como RedOne, Rob Fusari, Martin Kierszenbaum, Space Cowboy, Brian Kierulf e Josh Schwartz. As faixas do CD são basicamente para mostrar a complexidade de lidar com o estilo de vida rico e famoso. Musicalmente, é inspirado em electropop e synthpop dos anos 80, incorporando música de dança e refrões suaves.
O álbum recebeu muitas críticas positivas, vários críticos elogiaram a rapidez com que Gaga achava versos com ótimas melodias, e chegaram a comparar a agilidade da voz dela com a de Gwen Stefani.
Sobre o conceito e título do álbum, Gaga explicou: “O álbum é sobre como cada pessoa pode sentir-se famosa. A cultura popular é arte. É uma fama que é compartilhada. Eu quero convidar todos para a festa. Quero que as pessoas se sintam como uma parte desse estilo de vida”
O álbum teve influências de músicos de glam rock do final dos anos 1970 como David Bowieea banda Queen. Gaga incorporou seu som glam-rock, enquanto concebia melodias pop pegáveis e ganchos para criar o que ela apelidou de “pop teatral”.
“Essa ideia do “The Fame” é executada por completo. Basicamente, se você não tem nada, sem dinheiro, sem fama, você ainda pode se sentir bonito e podre de rico. É sobre fazer escolhas, e ter referências — coisas que você puxa da sua vida e que você acredita em. Trata-se de auto-descoberta e ser criativo. A gravação é um pouco focada, mas também é eclética.(…) O objetivo da música é de inspirar as pessoas a sentirem-se de uma certa forma sobre si mesmas, de modo que vão ser capazes de abranger em suas próprias vidas, uma sensação de fama interior que pode ser projetada para o mundo, e a natureza despreocupada do álbum é um reflexo daquela aura. Eu gosto de fundir ideias interessantes para o resto do mundo através de uma lente pop.”
— Gaga em uma entrevista à MTV
Faixas
Just Dance (Feat. Colby O’Donis)
LoveGame
Paparazzi
Poker Face
LoveGame
Paparazzi
Poker Face
I Like It Rough
Eh, Eh (Nothing Else I Can Say)
Eh, Eh (Nothing Else I Can Say)
Starstruck (Feat. Space Cowboy e Flo Rida)
Beautiful, Dirty, Rich
The Fame
Money Honey
Boys Boys Boys
Paper Gangsta
Brown Eyes
Summerboy
Disco Heaven
Beautiful, Dirty, Rich
The Fame
Money Honey
Boys Boys Boys
Paper Gangsta
Brown Eyes
Summerboy
Disco Heaven
Premiações

Equipe do álbum:
- Jon Cohen – teclado
- Rob Fusari – compositor
- D. Harrison – programador, produtor, misturador
- Vincent Herbert – produtor executivo, A&R
- Martin Kierszenbaum – compositor, misturador, A&R
- Lady Gaga – compositor
- Moto Blanco – programador, produtor, misturador
- Robert Orton – misturador de áudio
- Simon Paul – director de arte
- RedOne – compositor
- A. Smith: programador, produtor, misturador
- Aliaune “Akon” Thiam: compositor
- Tony Ugval: engenheiro de áudio
Finalizando, “The Fame” foi realmente o álbum que mudou a vida de Lady Gaga, seu primeiro álbum estrelando no mundo da música pop subiu nos rankings numa rapidez incrível. Definitivamente, esse álbum foi essencial na vida de Gaga, sem ele talvez ela não estaria onde está agora.
Assista abaixo os clipes de todos os singles de “The Fame”:
Just Dance
Beautiful, Dirty, Rich
Poker Face
Eh, Eh (Nothing Else I can Say)
Paparazzi
LoveGame
Beautiful, Dirty, Rich
Poker Face
Eh, Eh (Nothing Else I can Say)
Paparazzi
LoveGame
Nenhum comentário:
Postar um comentário